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Semana C&T
CEFET-MG

Projeto de Timóteo avalia conteúdos cobrados em Olimpíada de Física

Quarta-feira, 20 de novembro de 2019
Última modificação: Quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Desde 1989, estudantes do ensino médio e fundamental colocam a prova seus conhecimentos na Olimpíada Brasileira de Física (OBF), evento promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Com ampla participação dos alunos do CEFET-MG, a prova foi objeto de estudo em trabalho premiado na Semana de Ciência e Tecnologia no campus Timóteo.

As estudantes Lara Morais (Desenvolvimento de Sistemas) e Sofia Isenmann (Edificações) realizaram, com os professores João Paulo Costa e Mirela Santos, a pesquisa “Os conteúdos e os tipos de itens avaliados nas Olimpíadas Brasileiras de Física: edições entre 2014 e 2018”. O objetivo foi verificar a frequência dos conteúdos e os formatos utilizados nas provas da OBF.

Segundo o professor João Paulo Costa, com o trabalho, as estudantes puderam perceber as recorrências das edições da Olimpíada. “Em linhas gerais, pôde-se concluir que foi dada maior ênfase ao conteúdo relacionado à Mecânica em todas as provas avaliadas e que há uma tendência clara da necessidade da habilidade de interpretação dos estudantes para a resolução dos itens da primeira fase da OBF”, explica o docente.

Entender como a prova é estruturada é um caminho para pensar a relação dos estudantes com o conteúdo. “Entendemos que a OBF é uma ferramenta importante a ser utilizada como gatilho motivador ao interesse pela Física, sendo capaz de romper barreiras e proporcionar interessantes desafios aos estudantes”, afirma João Paulo. “Nesse contexto, faz-se necessária uma análise detalhada do perfil das provas da OBF que permita, aos professores, desenvolverem atividades que tenham por finalidade estimular e preparar os estudantes para a realização das três fases da Olimpíada”. O professor lembra que, além da OBF, os estudantes do campus costumam participar da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e que em todos os anos há medalhistas entre os participantes do CEFET-MG.

A pesquisa apresentada na Semana C&T foi premiada com o primeiro lugar na categoria “Linguística, Letras e Artes; Ciências Humanas; Ciências Sociais e Aplicadas; Multidisciplinar” e faz parte de um projeto de iniciação científica, que também deu origem a outro trabalho apresentado durante o evento, que avaliou a complexidade da prova. Os dois projetos também foram apresentados em outubro de 2018, no III Seminário da Asociación Latinoamericana de Investigación en Educación en Ciencias e publicados no Latin American Journal of Science Education, em 2019.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG