MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Semana C&T
CEFET-MG

Aplicativo de carona solidária de Divinópolis é premiado

Terça-feira, 5 de novembro de 2019
Última modificação: Terça-feira, 5 de novembro de 2019

A carona solidária caracteriza-se pelo compartilhamento de viagens sem visar lucros, configurando-se como alternativa sustentável e que objetiva minimizar os impactos da mobilidade urbana nas cidades. Com ela, pode-se economizar com transporte público e agilizar o tempo de deslocamento, entre outros benefícios. Com base nesses benefícios, um grupo de três alunos e dois professores criou um aplicativo de carona voltado para o ambiente acadêmico, no caso para o campus Divinópolis, o ULift.

De acordo com o aluno Eduardo Amaral, um dos idealizadores do projeto, o aplicativo utiliza tecnologias de geolocalizacão, geração de rotas, banco de dados em tempo real e notificações para oferecer e buscar caronas, de uma maneira fácil e intuitiva. “A plataforma é inovadora pois foca em caronas solidárias e voltadas para ambientes acadêmicos; o software surge para solucionar a dificuldade de locomoção dos estudantes advinda da disponibilidade reduzida de transporte coletivo para o campus Divinópolis e de dificuldades econômicas encontradas pela maioria dos estudantes”, explica.

Desenvolvido pelos alunos Ariane Amorim, Eduardo Amaral e Henrique Rabelo, orientados pelos professores Leonardo e Alisson Marques, ULift foi premiado com o segundo lugar na categoria “Processo e Produto” da Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) no campus Divinópolis, que foi realizada 21 a 25 de outubro. A premiação, diz o professor Leonardo Coelho, um dos orientadores da pesquisa, é o reconhecimento do trabalho realizado pela equipe e da dedicação dos alunos, que foi muito grande. “A premiação traz ainda maior visibilidade, o que nós queríamos desde o início, pois, para o aplicativo dar certo e realmente ser usado, as pessoas têm que conhecê-lo”, diz.

Ainda segundo Leonardo, há possibilidade de o aplicativo ser utilizado em outros campi do CEFET-MG futuramente: “a expansão é algo vislumbrado pela equipe de desenvolvimento e é tida como bastante provável, haja vista que o software oferece solução para um problema presente na maioria das cidades”.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG