C&T: pesquisa avalia percepção dos motoristas sobre segurança no trânsito
Terça-feira, 15 de outubro de 2019
Última modificação: Terça-feira, 15 de outubro de 2019
O principal resultado, destaca Agmar, foi perceber que condutores mais experientes tendem a incorporar uma maior sensação de segurança no ambiente viário, por terem maior confiança sobre seus atos e habilidades de direção. “O que temos que questionar é se essa maior segurança sobre si implica em um autocontrole que contribui para a segurança viária ou se, por outro lado, são automatismos indesejados praticados por esses condutores mais experientes”, conta o professor. O estudo também revela que, além da formação, experiências com situações atípicas, como o envolvimento ou testemunho de um acidente, também influenciam a forma de se comportar no trânsito.
O projeto é um primeiro passo para novos estudos e aplicações no campo da segurança viária. “Ele pode contribuir como insumo a tomadas de decisões acerca da forma de educação de condutores, evidenciando pontos que de fato interferem na percepção de segurança e que devem ser priorizados durante o ensino para habilitação e posteriormente ao longo da vida do condutor”, explica Agmar Bento. Além disso, conta ele, a pesquisa pode trazer análises mais profundas acerca do assunto e em ambientes para além do estado de Minas Gerais.
Semana C&T
A Semana de Ciência e Tecnologia é um evento anual e está em sua décima quinta edição. Trata-se de um evento aberto ao público, com o objetivo de reunir a comunidade interna e externa em torno de debates, seminários, minicursos e conferências sobre cultura, ciência e tecnologia, em diversas áreas do saber. Neste ano, a temática do evento será “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.
Os trabalhos de Belo Horizonte serão apresentados entre os dias 21 a 26 de outubro.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG